Estimular a criatividade e o imaginário a partir da leitura foi a proposta do Projeto “Apalavrartes”. O nosso desafio foi partir da palavra e ter como horizonte final a pintura de um Mural.
Numa primeira etapa, lemos textos do autor local, que desconhecíamos, Júlio César Machado, e escolhemos o conto “As flores silvestres”. Cada um selecionou uma frase ou excerto do seu agrado e tentámos desenhar, por sugestão do texto, sem que o desenho surgisse de uma forma apenas ilustrativa.
Na segunda etapa, partimos para a cor, na tentativa de interligarmos os contributos individuais, escolhendo tonalidades de cor em tons pastel.
Na terceira, ampliámos em diferentes escalas os desenhos para criar a composição coletiva ponderando a área a intervir. A parede do PT junto à Mata Municipal tem ao meio uma janela e, sobre esta, uma faixa de gradeamento, o que cria condicionalismos de composição.
Decidimos jogar com esses condicionalismos pintando a faixa metálica de verde para se fundir com o tom das árvores da mata em fundo. Ficámos assim com a parte inferior de parede, uma faixa verde e uma faixa de parede no topo.
Na parte inferior, interviemos com as composições criadas, colocando ao lado da janela uma das figuras humanas à escala real. Decidimos que desenhos e cores seriam interligados por uma base/fundo gradativa em cores pastel.
Na escolha da frase, a ser pintada na grade verde, não foi ausente o facto de estarmos a viver uma pandemia mundial e a necessidade de refletirmos sobre o ambiente.
Para a parte superior, escolhemos a composição das giestas, que serviram de tema ao mural.
Na quarta e última etapa, a trabalhar in loco, à medida que a pintura crescia semanalmente, fomos pensando e acrescentando os elementos e as ligações possíveis entre os desenhos e as cores. Surgiu assim a figura que simboliza a “Primavera” e a passagem de algumas formas para a parede lateral.
Os alunos do 12.º Ano de Artes.
Bombarral, Junho de 2021
Alexandra Silva Mendonça | Beatriz Cardoso Silva | Bruno Santos da Silva | Diana Martins Pires | Diana Simões Correia | Íris Dionísio Vieira | Joana Marques Lourenço | Márcia Sofia Antunes Alexandrino | Matheus Braga Britto Pereira
Este trabalho foi concretizado pelos alunos do Curso de Artes Visuais do 12.º ano (2020/21). Foi financiado pelo Plano Nacional de Leitura no âmbito do "Movimento 14-20 a Ler" e apoiado pelo pelo Município do Bombarral que é parceiro do projeto APALAVRARTES.
As Giestas (2021)
Alegria (2022)
As quase aventuras de Adriana (2023)
Maria Barreira (2024)
Painel de azulejos "Viajar no tempo" (2025)
Festaria (2025)
Mural dos Cientistas (2023 - espaço escolar)
Mural da Liberdade (2024 - espaço escolar)