Estimular a criatividade e o imaginário a partir da leitura foi a proposta do Projeto “Apalavrartes”. O nosso desafio foi partir da palavra e ter como horizonte final a pintura de um Mural.
Numa primeira etapa, lemos textos do autor local, que desconhecíamos, Júlio César Machado, e escolhemos o conto “As flores silvestres”. Cada um selecionou uma frase ou excerto do seu agrado e tentámos desenhar, por sugestão do texto, sem que o desenho surgisse de uma forma apenas ilustrativa.
Na segunda etapa, partimos para a cor, na tentativa de interligarmos os contributos individuais, escolhendo tonalidades de cor em tons pastel.
Na terceira, ampliámos em diferentes escalas os desenhos para criar a composição coletiva ponderando a área a intervir. A parede do PT junto à Mata Municipal tem ao meio uma janela e, sobre esta, uma faixa de gradeamento, o que cria condicionalismos de composição.
Decidimos jogar com esses condicionalismos pintando a faixa metálica de verde para se fundir com o tom das árvores da mata em fundo. Ficámos assim com a parte inferior de parede, uma faixa verde e uma faixa de parede no topo.
Na parte inferior, interviemos com as composições criadas, colocando ao lado da janela uma das figuras humanas à escala real. Decidimos que desenhos e cores seriam interligados por uma base/fundo gradativa em cores pastel.
Na escolha da frase, a ser pintada na grade verde, não foi ausente o facto de estarmos a viver uma pandemia mundial e a necessidade de refletirmos sobre o ambiente.
Para a parte superior, escolhemos a composição das giestas, que serviram de tema ao mural.
Na quarta e última etapa, a trabalhar in loco, à medida que a pintura crescia semanalmente, fomos pensando e acrescentando os elementos e as ligações possíveis entre os desenhos e as cores. Surgiu assim a figura que simboliza a “Primavera” e a passagem de algumas formas para a parede lateral.
Os alunos do 12.º Ano de Artes.
Bombarral, Junho de 2021
Alexandra Silva Mendonça | Beatriz Cardoso Silva | Bruno Santos da Silva | Diana Martins Pires | Diana Simões Correia | Íris Dionísio Vieira | Joana Marques Lourenço | Márcia Sofia Antunes Alexandrino | Matheus Braga Britto Pereira
Este trabalho foi concretizado pelos alunos do Curso de Artes Visuais do 12.º ano (2020/21). Foi financiado pelo Plano Nacional de Leitura no âmbito do "Movimento 14-20 a Ler" e apoiado pelo pelo Município do Bombarral que é parceiro do projeto APALAVRARTES.