Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Programa Escola Digital

Programa Escola Digital

O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.

Alguns aspetos importantes a sublinhar

  • Este Programa prevê o empréstimo de um kit constituído por PC + Mochila + Router Banda Larga Móvel;

  • Não será possível ceder de forma parcial os vários componentes do kit;

  • A cedência deste equipamento pressupõe assinatura de um auto de entrega por parte do encarregado de educação;

  • No final do Ciclo (1.º, 3.º e secundário), ou se o aluno deixar a escola, o equipamento será devolvido.

  • Serão abrangidos, de forma progressiva, os alunos com escalão A, B e C da ASE;

  • Na fase 0 foram abrangidos os alunos do secundário e, na fase em curso, estão já a ser abrangidos todos os níveis de ensino..

Aspetos práticos

Contacto com os Encarregados de Educação

Na fase em curso, os EE são contactados pelos professores Diretores/Titulares de Turma para saber do seu interesse no Programa. Em função da resposta, recebem um email ou um telefonema para agendamento do levantamento do equipamento,

Levantamento do equipamento

O kit será levantado na secretaria, pelo encarregado de educação. após contacto para agendamento.

Configuração do equipamento

A configuração do equipamento fica ao cuidado dos alunos/EE. As regras relativas a instalação e desinstalação de software encontram-se definidas no auto de entrega.

Alerta-se para o facto de apenas o sistema operativo se encontrar licenciado.

Recomenda-se a utilização da Google Drive e de todas as ferramentas office associadas (todas gratuitas e com capacidade ilimitada quando é usada uma conta institucional).

Conectividade / Acesso à Internet

O router disponibilizado vem com um cartão SIM ao qual está associado um plafond de dados (12 GB mensais) que pressupõe uma utilização adequada e responsável. Quando excedido o limite, a largura de banda fica limitada a 2 Mbps. O aluno tem a possibilidade de efetuar carregamento suplementar no Multibanco em múltiplos de 5€. Por cada 5€ receberá 2 GB adicionais. (a)

O aluno/EE poderá verificar qual a operadora que apresenta melhor sinal 4G na sua área de residência e manifestar essa preferência. Este situação será particularmente relevante se não dispuser de wifi em casa.

Apoio / suporte

Foi criado um endereço de email (escoladigital@aefp.pt) para onde deverão ser encaminhadas dúvidas e apresentadas dificuldades de configuração e/ou utilização do equipamento. Sugerimos que se anexem fotos ilustrativas sempre que possível.

O manual para arranque do novo equipamento encontra-se disponível aqui.

(a) Esta informação já sofreu ajustes em função da experiência de utilização pelos alunos. Deverá admitir-se que possa continuar a ser ajustada.

Ferramentas office

Ferramentas office disponibilizadas com o PC (microsoft office) têm um licença de utilização limitada a 30 dias. Os utilizadores poderão, entre outras, fazer uma das seguintes opções:

  • Adquirir uma licença e ativar as ferramentas fornecidas com o PC;

  • Fazer o download e instalar ferramentas office de licença aberta, as quais poderão ser utilizadas sem custos (ex. LibreOffice e OpenOffice);

  • Fazer uso das ferramentas google. Basta ter uma conta (gmail ou aefp.pt). As ferramentas disponibilizadas são gratuitas e não têm instalação. É requerida uma pequena instalação no caso de se pretender utilização sem ligação à Internet (ver aqui | vídeo). Para além das ferramentas office, poderá explorar outras com fins educativos, algumas delas já utilizadas por muitos dos nossos alunos.

Manuais