Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Orçamento Participativo das Escolas

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

No contexto do OPE- Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

Para mais informações, aceda a: https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/ope-inclui


Propostas em votação

As propostas apresentadas já podem ser consultadas aqui. Introduzir "Bombarral" para pesquisar a nossa escola.


Resultado da votação 2022

Quem pode apresentar propostas

Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.

As propostas são contidas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua exequibilidade com a dotação atribuída ao orçamento.

As propostas podem ser individuais ou subscritas por um grupo (máximo de 5 proponentes).

A proposta deve ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto (35 alunos no caso da EBS Fernão do Pó), através da indicação do nome, número de estudante e assinatura (modelo disponível para download ).

Onde e como apresentar propostas

É possível apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”. A direção está disponível para ajudar os alunos, caso seja necessário. Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nessa mesma página, mais tarde, respeitando os prazos regulamentados.

Verba disponível

Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário (no caso da EBS Fernão do Pó, serão aproximadamente 700 euros). A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares.

Etapas

1. Apresentação da iniciativa nas escolas: até ao final de janeiro

2. Desenvolvimento e apresentação das propostas: até ao final de fevereiro

3. Divulgação e debate das propostas: 14 a 23 de março

4. Votação das propostas: 24 de março, Dia do Estudante

5. Divulgação dos resultados: até ao final de março

6. Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio

7. Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil

Para mais informações, aceda a: https://opescolas.pt/