Agrupamento de Escolas Fernão do Pó
Bombarral
Provas/Exames
2023
Calendário de provas/exames e normativos
Calendário de Provas/Exames -Despacho n.º 8356/2022
Calendário de Provas/Exames - Despacho n.º 3232-B/2023 (altera Despacho n.º 8356/2022)
Regulamento de Exames - Despacho Normativo n.º 4-B/2023
Informações-prova, enunciados e critérios
Instrumentos de avaliação externa - tipologia de itens
Calculadoras
Utilização de calculadoras - Orientações e Anexo
Decreto-Lei n.º 22/2023 - Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos cursos científico-humanísticos e acesso ao ensino superior.
Provas de Aferição - Ensino Básico
Informação-prova de aferição complementar
Informação-prova de aferição complementar
Exemplos de provas de aferição (formato eletrónico)
Provas de Aferição - 2.º ano
Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e não requerem inscrição.
Provas de Aferição - 5.º e 8.ºs anos
Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e não requerem inscrição.
novo Breve informação aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação
Provas Finais e de Equivalência à Frequência - Ensino Básico
Provas de Equivalência à Frequência - 4.º ano
Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames
Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames.
novo Informações-Prova de equivalência à Frequência
novo Calendário 4.ºano - 1ªFase
Provas de Equivalência à Frequência - 6.º ano
Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames
Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames)
novo Informações-Prova de Equivalência à Frequência
novo Calendário 6.º ano - 1ªFase
Provas - 9.ºano
Nacionais
Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e, por regra, são para todos os alunos (ver exceções no Regulamento de Exames).
Os alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico, estejam em situação de não aprovação no final do 3.º Período ou tenham sido excluídos por faltas tem que proceder à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames).
Provas de Equivalência à Frequência
Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames
Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico, estejam em situação de não aprovação no final do 3.º Período ou tenham sido excluídos por faltas e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames).
--------------------------------------------------
novo Breve informação aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação
Exames / Provas - Ensino Secundário
Em 2023, para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário dos alunos internos, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna (CIF).
Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso, sendo ainda permitida a sua realização para efeitos de melhoria da classificação obtida em prova de ingresso já realizada e/ou da classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior
Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH), entre outras situações, que não aprovem no final do 3.º Período (CIF inferior a 10 valores) ou que anularam a matrícula podem-se inscrever (aconselhável), dentro dos prazos legais (ver Regulamento de exames), para a realização de exames e/ou de provas de equivalência à frequência às disciplinas que necessitem de aprovação.
--------------------------------------------------
Informações-Prova de Equivalência à Frequência
Calendário secundário - 1ªFase
novo Breve informação aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação
Inscrição provas/exames 2023
Prazo de inscrições 1.ª fase - 4 a 17 de abril
A inscrição para realização de provas/exames, seja de ensino básico (quando aplicável), seja de ensino secundário é efetuada através de plataforma da responsabilidade do Júri Nacional de Exames - PIEPE.
Acesso ensino superior 2023
consultar página online do Guia Geral de Exames 2023)
Os alunos que pretendem concorrer para acesso ao ensino superior público no presente ano (2023) devem, no ato de inscrição para exames, inserir na plataforma (PIEPE) o recibo do pedido de atribuição de senha para a candidatura on line 2023.
Os alunos devem verificar se os cursos a que pretendem concorrer requerem Pré-requisitos. Estes são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância na candidatura a determinados cursos.

Códigos Cursos

Códigos Provas/Exames

Correspondência
provas ingresso_exames
Em caso de dúvida dirija-se aos Serviços Administrativos. Também pode solicitar apoio através do e-mail inscricao.exame@aefp.pt ou por contacto telefónico para 262609130.
Regime de acesso ao ensino superior (DL 90/2008)
Deliberação n.º 860/2021 -Estabelece condições relativas à candidatura dos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados aos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado
Portaria n.º 104/2023 - : Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2023 -2024
Contingente prioritário para candidatos com deficiência - formulários (artigos 15.º, 31.º e anexo II da Portaria n.º 104/2023) (submeter pedido de admissão ao contingente prioritário entre os dias 2 e 31 de maio de 2023)
Despacho n.º 5260/2023 Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público
--------------------------------------------------
Deliberação nº876/2022 - alterações de elencos de provas de ingresso para as candidaturas ao ensino superior de 2023, 2024 e 2025.
Deliberação n.º 388/2023 - correspondência entre os exames nacionais e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2023-2024.
--------------------------------------------------
Acesso ao ensino superior (Página Facebook da Direção Geral do Ensino Superior - DGES)