Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Exames e Provas 

2024

IMPORTANTE: Alunos a frequentar o  11º ano

A opção pelas disciplinas sujeitas a exame final nacional para efeitos de classificação final da disciplina e conclusão do curso,  é efetuada no ato de inscrição para a realização dos exames finais nacionais, no presente ano. Esta pode ser alterada na PIEPE até ao último dia útil da terceira semana de maio deste ano, mediante autorização prévia do diretor da escola e nos anos letivos seguintes, desde que o aluno ainda não tenha concluído nenhuma das disciplinas relativamente às quais pretende alterar a decisão de realização de exame final nacional. 

exames -organograma.png

Calendário de provas/exames e normativos

Provas e Exames Finais - Informações-prova, enunciados e critérios

Informação-prova geral 2024 20 2024

Instruções de Realização, Cotações e Critérios Gerais de Classificação para as provas de avaliação externa (a publicar)

Instrumentos de avaliação externa - tipologia de itens

Calculadoras

 Utilização de calculadoras - Orientações e anexo

Provas de Aferição - Ensino Básico

As provas de aferição, de aplicação universal e obrigatória, destinam -se aos alunos do ensino básico e realizam-se em suporte eletrónico

Provas de Aferição - 2.º ano

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e não requerem inscrição.


Provas de Aferição - 5.º e 8.ºs anos

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e não requerem inscrição.


--------------------------------------------------

Provas Finais e de Equivalência à Frequência - Ensino Básico

Provas de Equivalência à Frequência - 4.º ano

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames 

Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico e  que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames


Provas de Equivalência à Frequência - 6.º ano

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames 

Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico e  que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames)


Provas - 9.ºano

Nacionais

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e, por regra, são para todos os alunos (ver exceções no Regulamento de Exames) e realizam-se em suporte eletrónico

Os  alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico, estejam em situação de não aprovação no final do 3.º Período ou tenham sido excluídos por faltas tem  que proceder à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames). 

Provas de Equivalência à Frequência 

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames 

Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico, estejam em situação de não aprovação no final do 3.º Período ou tenham sido excluídos por faltas e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (ver Regulamento de exames). 

Exames / Provas - Ensino Secundário

CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS (CCH)


Regras para aprovação de disciplinas e conclusão do Ensino Secundário (a partir de 23-24)  - Documento de apoio

Alunos inscritos  no 11º ano

Em 2024, os alunos realizam exames de acordo com o indicado na Portaria  nº 278/2023

IMPORTANTE: A opção pelas disciplinas sujeitas a exame final nacional para efeitos de classificação final da disciplina e conclusão do curso,  é efetuada no ato de inscrição para a realização dos exames finais nacionais, no presente ano. Esta pode ser alterada na PIEPE até ao último dia útil da terceira semana de maio deste ano, mediante autorização prévia do diretor da escola e nos anos letivos seguintes, desde que o aluno ainda não tenha concluído nenhuma das disciplinas relativamente às quais pretende alterar a decisão de realização de exame final nacional. 

Condições de admissão aos exames - Os alunos internos do 11.º ano dos cursos científico -humanísticos têm condições de admissão aos exames quando, na avaliação interna da disciplina a cujo exame se apresentam, tenham obtido uma classificação anual de frequência igual ou superior a 8 valores no ano terminal e uma classificação interna final (CIF) igual ou superior a 10 valores, calculada através da média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações anuais de frequência; 

exames -organograma.png

Alunos inscritos  no 12º ano

Em 2024,  os alunos realizam exames de acordo com o indicado no Decreto-Lei n.º 62/2023 .

Os alunos que frequentam no presente ano letivo o 12.º ano dos cursos científico-humanísticos apresentam -se, na qualidade de autopropostos, para a realização dos exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso no ensino superior, sendo ainda permitida a sua realização para efeitos de melhoria da classificação obtida em prova de ingresso já realizada e/ou da classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior 

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH), entre outras situações, que não aprovem no final do 3.º Período (CIF inferior a 10 valores) ou que anularam a matrícula até ao final da penúltima semana do 3º período, podem-se inscrever (aconselhável), dentro dos prazos legais (ver Regulamento de exames ), para a realização de exames e ou de provas de equivalência à frequência às disciplinas que necessitem de aprovação.


--------------------------------------------------

Os exames/provas realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e requerem inscrição através da plataforma PIEPE

Inscrição em provas/exames 2024

A inscrição para realização de provas/exames, seja de ensino básico (quando aplicável), seja de ensino secundário é efetuada através de plataforma da responsabilidade do Júri Nacional de Exames - PIEP, pelo Encarregado de Educação ou pelo Aluno quando maior de idade.

Acesso ensino superior 2024 

consultar página online do Guia Geral de Exames 2024

Os alunos que pretendem concorrer para acesso ao ensino superior público no presente ano (2024) devem, no ato de inscrição para exames, inserir na plataforma (PIEPE) o recibo do pedido de atribuição de senha para a candidatura on line 2024.

Os alunos devem verificar se os cursos a que pretendem concorrer requerem Pré-requisitos. Estes são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância na candidatura a determinados  cursos.

Novo Deliberação n.º 316/2024 - Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2024-2025. 

Em caso de dúvida dirija-se aos Serviços Administrativos. Também pode solicitar apoio através do e-mail inscricao.exame@aefp.pt  ou por contacto telefónico para 262609130.

Acesso ao Ensino Superior - DGES

Regime de acesso ao ensino superior (DL 90/2008)

Deliberação n.º 587/2023-Estabelece condições relativas à candidatura dos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados aos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado 

Despacho n.º 6499/2023 Aprova o calendário da candidatura aos concursos especiais para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2023-2024 em instituições de ensino superior públicas.

novo Portaria n.º 119/2024/1 - : Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2024 -2025 

novo Portaria n.º 118/2024/1  - : Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Privado para a Matrícula e Inscrição no Ano Letivo de 2024 -2025 

Despacho n.º 5260/2023  Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público 

--------------------------------------------------

Deliberação nº876/2022 - alterações de elencos de provas de ingresso para as candidaturas ao ensino superior de 2023, 2024 e 2025. 

Deliberação n.º 317/2024  - correspondência entre os exames nacionais e as provas de ingresso na candidatura ao ensino superior de 2024-2025. 

--------------------------------------------------

Acesso ao ensino superior (Página Facebook da Direção Geral do Ensino Superior - DGES)

Resultados das colocações 2023