Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

GIAE

GIAE online

Se está aqui pela 1.ª vez, leia a informação disponível nesta página antes de iniciar.

Entrar no GIAE

Informação acessível através do GIAE online

(*) Informação sobre carregamento do cartão

No carregamento do cartão online (sistema MAWAY), aos carregamentos é aplicada uma taxa de serviço de valor variável de acordo com o montante. Leia atentamente as condições no momento do registo.

Informação sobre credenciais de acesso

O utilizador e password são diferentes para alunos e EE porque têm permissões diferentes.

Os EE não devem, em circunstância alguma, facultar os seus dados de acesso aos educandos.

Se esqueceu ou perdeu as suas credenciais poderá solicitar a recuperação imediata para o seu endereço de email, selecionando a opção "Recuperar palavra-passe" na página de entrada do GIAE online. É indispensável que o seu endereço de email se encontre atualizado.

Primeiros passos

Se está a usar a plataforma pela primeira vez esta informação é para si

ATENÇÃO: consulte as perguntas frequentes, os vídeos e o GUIA disponíveis para esclarecimento de dúvidas.

Utilização do net GIAE pelo Encarregado de Educação

GIAE para dispositivos móveis

ATENÇÃO: só é possível usar a APP depois de ter a situação regularizada no GIAE online (se possível no PC)

Descarreggue a APP para o seu dispositivo e proceda conforme se exemplifica no vídeo.

Perguntas frequentes

1. Tenho que instalar a APP GIAE no meu telemóvel?

Não. A APP pode ser bastante útil, mas a instalação é dispensável. Aliás, não deve instalar a APP até ter toda a sua situação regularizada no net GIAE (GIAE online). Recomendamos o uso do GIAE no PC, mas também funcionará no telemóvel usando um navegador web (https://aefp.giae.pt/).


2. Qual é a diferença entre o net GIAE (GIAE online) e a APP para telemóvel?

O net GIAE permite-lhe realizar todas as operações, nomeadamente as primeiras, quando lhe é atribuído um utilizador e password. Comece sempre por garantir que não existe qualquer problema ou limitação no uso do net GIAE e faça-o, preferencialmente, através de um computador.

A APP tem um acesso mais simples e adequado ao telemóvel, permitindo gerir vários educados com a mesma aplicação, mas tem menos opções e está ainda em desenvolvimento.


3. Tenho vários educandos no Agrupamento. Tenho que ter dados de acesso para cada um deles?

Sim. Para utilizar o GIAE online deverá usar as suas credenciais para cada um dos educandos.


4. Existem credenciais diferentes para alunos e encarregados de educação?

Sim. As permissões de um utilizador Encarregado de Educação (ee) são diferentes das que são atribuídas ao utilizador Aluno. Esta é a razão pela qual os Encarregados de Educação não devem facultar as suas credenciais aos respectivos educandos. Toda a atividade realizada no GIAE com as credenciais do encarregado de educação será entendida pelo sistema como realizada pelo próprio (justificação de faltas, reserva de refeições, interações com o DT ou Titular de Turma, etc.).


5. Perdi as minhas credenciais. Como recuperá-las?

Na página de entrada do GIAE online (https://aefp.giae.pt/) deverá selecionar a opção Recuperar palavra-passe. Serão pedidos os dados de utilizador e endereço de email. Se introduzir o endereço de email que consta da base de dados GIAE receberá, no referido endereço, um link para alterar a sua palavra-passe. Atenção: o link enviado tem validade de 30 minutos, findo este prazo terá que voltar a repetir o processo.

Se perdeu ou esqueceu os dados de acesso à APP, o procedimento é semelhante mas realizado na própria APP. Uma vez mais, tem que ser utilizado o endereço de email que consta da nossa base de dados.


6. Solicitei recuperação da palavra-passe mas não recebi nada no meu email.

Verifique se a correspondência enviada pelo GIAE entrou em spam. Não sendo o caso, o endereço de email que está a indicar não deverá corresponder ao que consta da base de dados do GIAE. Contacte os serviços administrativos do Agrupamento.


7. Pedi recuperação da password de acesso ao net GIAE e recebi novas credenciais por email. E agora?

Agora deve entrar no GIAE online (não na APP) com as novas credenciais. Opte sempre por alterar a password lhe foi gerada automaticamente pelo sistema. Note que dispõe de apenas 30 minutos após a receção das credenciais. Se deixou passar este tempo, volte a pedir.


8. Pedi recuperação e recebi novas credenciais no email. Mas não estão a ser aceites.

Provavelmente haverá confusão de caracteres. Sugerimos que copie a password que lhe foi enviada e cole no campo correspondente. Esta operação é mais simples num PC.


8. Posso efetuar carregamentos através do GIAE?

Sim. O GIAE permite efetuar carregamentos através de referência multibanco, MBWAY ou cartão de crédito. Estes carregamentos serão possíveis após associação da sua conta GIAE ao serviço MAWAY. Deverá consultar os manuais disponíveis para realização destas operações.


10. Os carregamentos através do GIAE têm custos?

Sim. Será sempre debitado um custo de operação que é cobrado pelo fornecedor do serviço e é proporcional ao valor do carregamento. As condições são aceites no momento da subscrição do serviço MAWAY e estão disponíveis no respetivo site. A partir de 1 de janeiro de 2024, no caso do Pré-escolar e do 1 .º Ciclo, os custos associados às operações de carregamento não suportados pelo Município.


11. O meu registo MAWAY serve para todos os meus educandos?

Sim. Bastará um único registo. No GIAE online, em cada um dos educandos, fará associar o seu registo MAWAY.


12. Posso efetuar carregamentos em dinheiro?

Sim. Na loja escolar da Escola Básica e Secundária poderá fazer carregamentos em dinheiro. Deverá indicar o seu utilizador e o valor que pretende carregar em conta.

Por favor, respeite os horários disponíveis para este efeito e tenha presente que apenas será aceite dinheiro.


13. Que serviços podem ser pagos com a conta GIAE?

Todos os serviços de educação prestados pelo Agrupamento e pelo Município serão pagos com a sua conta GIAE.


14. As refeições para os alunos do 5.º ao 12.º ano são reservadas na plataforma GIAE?

Sim. Podem ser reservadas através da plataforma ou, pelos próprios alunos, nos quiosques existentes na escola. Deverá(ão) ser selecionado(s) o(s) dia(s) pretendido(s) e confirmada a reserva.


15. As refeições para as crianças do Pré-escolar e para os alunos do 1.º ao 4.º ano são reservadas na plataforma GIAE?

Sim, obrigatoriamente. No entanto, para estas crianças, as refeições já se encontram pré-reservadas por defeito. Os Encarregados de Educação necessitam apenas de desmarcar quando, por qualquer motivo, a criança não necessite de refeição num determinado dia (desmarcação até às 12:00 do dia anterior).


16. Não existindo cartão físico no Pré-escolar e 1.º Ciclo, como poderão ser feitas compras na loja escolar da escola sede?

No horário reservado para carregamentos, também poderá adquirir material escolar. Neste caso, para além do seus dados de utilizador, terá que indicar um código PIN que lhe foi fornecido.


17. Para que necessito de ter um código PIN?

O código PIN será necessário apenas para efetuar compras de material escolar na escola sede e apenas para as crianças do Pré-escolar e do 1.º Ciclo. Os movimentos efetuados com cartão magnético (quando exista) não necessitam de PIN.


18. Como funciona com os alunos que têm apoio da Ação Social Escolar?

Os alunos apoiados têm um crédito associado à conta GIAE que é utilizável nas refeições e aquisição de material escolar.


19. Posso utilizar a APP GIAE para telemóvel?

Sim. Deverá descarregar a APP para o seu telemóvel e seguir as indicações que lhe forem dadas. Nota importante: por razões de segurança, as credenciais de acesso ao GIAE online não funcionam com a APP. Comece sempre por normalizar o seu acesso ao GIAE online e garantir que se encontra totalmente operacional. De seguida, ao fazer o registo na APP, será estabelecida a ligação à sua conta GIAE através de associação ao seu NIF.


20. Com a APP GIAE para telemóvel tenho que ter um acesso para cada educando?

Não. A aplicação terá um acesso único, devendo apenas selecionar o educando cuja informação pretende consultar/gerir.


21. Recebi uma notificação de ocorrência. O que devo fazer?

Assinale a notificação para que o Titular de Turma / DT fique a saber que tomou conhecimento. Estas notificações substituem a comunicação através da antiga caderneta do aluno.


22. Não entendo o que me está a ser faturado. Como devo fazer?

Deverá contactar os serviços do Município para educacao@cm-bombarral.pt. Identifique corretamente o seu educando.