Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

eTwinning


O eTwinning é a comunidade de escolas da União Europeia na qual o AEFP se integra, desenvolvendo uma ação do Programa Erasmus+. Tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo, com recurso às TIC, aprofundando o espírito de cidadania europeia. Através de uma plataforma, os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) podem comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar, ser uma parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa. Participar em fóruns, criar exercícios comuns relacionados com o curriculum, publicar glossários técnicos, criar bases de dados, elaborar podcasts (em formato xml), produzir e publicar online filmes sobre a cultura de cada região são exemplos de algumas atividades a desenvolver. 


Últimas do AEFP | Novidades eTwinning 


Projetos

Queremos promover hábitos de vida saudáveis ​​entre os nossos alunos através dos diferentes jogos tradicionais que existem na Europa. Queremos também promover a cooperação e a união entre diferentes países, valorizando a diversidade da cultura europeia. 

No âmbito da celebração do 110º aniversário da escola, estamos a criar um projeto internacional 110 anos de escola em Katowice. Os alunos aprendem como é a vida escolar em outros países. Eles praticarão como criar e escrever desejos em polonês e inglês. Estudantes de todo o mundo aprendem sobre a nossa escola, a sua história e tradições. Os alunos poderão participar online. Faremos cartões de felicitações e criaremos um modelo conjunto da escola.


Hoje em dia, não só a capacidade de preparar os pratos, mas também a estética e a arte de os servir são muito importantes no mercado da gastronomia. Os chefs modernos não apenas alimentam as pessoas, mas também são artistas do sabor e da aparência dos pratos.

A gastronomia é uma área que está muito na moda atualmente e está se desenvolvendo muito. Os chefs procuram novos métodos, técnicas culinárias, sabores, matérias-primas ou produtos que surpreendam o consumidor. Seguindo o mais recente

tendências culinárias no projeto, queremos buscar sabores culinários completamente novos, bem como apresentar as qualidades da cozinha europeia moderna e tradicional. Gostaríamos de apresentar aos participantes do projeto e outros destinatários subsequentes o tema do desperdício de alimentos no mundo e as formas de prevenir esse fenômeno. Queremos abordar no futuro o tema da alimentação, no que diz respeito à possibilidade de obtenção de alimentos a partir de matérias-primas inusitadas e pouco conhecidas.


Celebrando a democracia - Encontro Transfronteiriço de Teatro de escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

Este projeto visa proporcionar aos jovens um espaço de reflexão e diálogo sobre o teatro e a realidade da democracia em seus países, utilizando os clubes de teatro escolar para compartilhar e disseminar os valores, princípios, preocupações e medos dos jovens em questões relacionadas com o futuro da democracia na Europa. Criando peças para exibição em comunidades escolares e realizando um encontro europeu de teatro escolar dedicado à celebração da democracia. Este projeto visa proporcionar aos jovens um espaço para a reflexão e para o diálogo entre teatro e a realidade da democracia dos seus países, usando os clubes de teatro escolar para compartilhar e divulgar os valores, princípios, inquietações e medos dos jovens sobre o futuro da democracia na Europa. Através da criação de peças de teatro para exibição nas comunidades escolares e realização de um encontro europeu de teatro escolar dedicado à celebração da democracia. 

Este projeto pretende estreitar laços de amizade/interesses entre alunos das escolas parceiras. Os objetivos específicos são, incentivar os alunos a conhecer as características naturais de sua própria região e os problemas ecológicos, a fim de reconhecer a importância da proteção ambiental, simultaneamente promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e o desenvolvimento de competências em TIC. 

Este projeto pretende estreitar laços de amizade/interesses entre alunos das escolas parceiras. Estão a ser dinamizadas atividades nas áreas que vão ao encontro dos interesses dos alunos (música, leitura, filmes). Este projeto pressupõe um trabalho colaborativo e dinâmico entre alunos e professores, e em encontros online, monitorizados pelos professores intervenientes. Com o projeto pretende-se que os alunos discutam e levantem questões de forma crítica e criativa sobre cada área de interesse que possa vir a ser despertada pelos outros. Desta forma desenvolver-se-ão laços entre alunos e incrementar-se-á a interculturalidade e cultura local. 

Este projeto resulta de uma parceria com vários professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas. O projeto visa incentivar o relacionamento interpessoal e as práticas seguras na utilização da Internet, numa perspetiva de desenvolvimento em conjunto de práticas pedagógicas relevantes utilizando as T.I.C. Este tipo de projetos permite aos alunos ter experiências diferentes e motivadoras, já que lhes permite fazer novos amigos, aprender com outros alunos e professores e partilhar pontos de vista. 

Como brincar em segurança com jogos tradicionais? 

Brincar liberta o melhor das crianças em tempos de pandemia.

Este projeto pretende dar resposta à necessidade das crianças brincarem em segurança utlilizando jogos tradicionais pintados nos pátios do recreio.

Este projeto visa reabilitar/reciclar objetos sem uso que os alunos possam reaproveitar para criarem jogos.


Through mathematical glasses 

O projeto está centrado em encontrar a matemática curricular no cotidiano dos alunos. Estes deverão ser capazes de usar a matemática para observar e interpretar a sua vida diária e seu ambiente.

Os alunos discutirão e apresentarão suas descobertas na internet e, no final do projeto, todos os resultados serão resumidos e publicados num blog comum.


Science Adventure with Games

O projeto incide sobre o conhecimento científico e a sua evolução ao longo dos anos. Fazendo uma viagem no tempo, começaremos por analisar os quatro períodos históricos em que a ciência se desenvolveu (período grego antigo, período turco-islâmico, período europeu da nova era e revolução pós-industrial). De seguida iremos verificar os estudos e experimentos sobre a teoria do átomo, teoria da célula e visão do espaço e do universo. Além disso, os alunos irão escrever uma história científica, comemorar a semana da ciência e tecnologia (8 a 14 de março), comemorar o dia do eTwinning e criar jogos educativos para todas as atividades. As tarefas a realizar são mensais e, pretende-se sempre incluir a Gamificação em todas as atividades realizadas.  

Selos de Qualidade