Academia Júnior eTwinning

O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó está a implementar um projeto pioneiro intitulado Academia Júnior eTwinning, recentemente lançado pela Direção-Geral da Educação (DGE), mais precisamente pela Organização Nacional de Apoio eTwinning, da ERTE/DGE.

O projeto consiste em dar voz aos alunos e em contribuir para a cidadania, formando cidadãos interventivos e responsáveis.

Pretende-se promover a colaboração entre os alunos, a capacidade de comunicar e de intervir, bem como a capacidade de resolver problemas, partilhar saberes e desenvolver competências de literacia digital.

Os alunos que integrarem a Academia Júnior eTwinning serão devidamente acompanhados por uma equipa de professores e por um aluno, mentor.

A mentora da Academia Júnior eTwinning no AEFP é a aluna Catarina Ferreira, do décimo ano, turma RB-D e conta com o apoio do aluno Rafael Santos da mesma turma.

O primeiro desafio foi a criação de um logotipo que represente a Academia Júnior eTwinning do nosso agrupamento.


Neste momento os professores que eTwinners já estão a informar os seus alunos e a apoiá-los no processo de inscrição.

Queres pertencer à Academia Júnior eTwinning? És um aluno eTwinner? Informa-te junto do teu professor.

Junta-te à Academia Júnior eTwinning (AJE) e participa no desafio n.º 2 que deve ser realizado até à Páscoa. Entre 19 e 22 de abril serão submetidos os trabalhos a concurso, pelo que têm de ser enviados para o seguinte email: academiajunior@aefp.pt até ao dia 15 de abril para ser efetuada uma seleção do melhor trabalho em cada categoria.

O desafio é diferente consoante as faixas etárias dos grupos de alunos envolvidos. Assim,

  1. dos 3 aos 11 anos – Elaboração de um cartaz para dar a conhecer a AJE, as suas atividades, o processo de adesão, entre outros aspetos que considerem pertinentes. Pode ser um cartaz que refira somente a existência da AJE na Escola / Agrupamento. O cartaz tem de incluir o logotipo da AJE criado no Desafio 1.

  2. dos 12 aos 18 anos – Criação de um tutorial em vídeo (em Português), acerca de uma APP que os alunos gostem de usar. Pode ser uma APP usada em projetos ou a título individual. O tutorial tem de incluir o logotipo da AJE criado no Desafio 1.

Nota:

a. Na Escola / Agrupamento podem ser elaborados vários cartazes e vários tutoriais, contudo, será submetido à avaliação da NSO apenas um exemplar de cada.

b. Poderão existir Escolas / Agrupamentos com contributos apenas em uma das faixas etárias e, outras, com contributos em ambas.

c. Neste desafio devem ser respeitados os Direitos de Autor. Se queres saber mais consulta: As Licenças – Creative Commons.



Desafio 3 :

Até ao final de junho, os alunos deverão fazer um vídeo, de 90s a 2 minutos, que sumarize as atividades da Academia.

No dia 7 de julho, será feita a apresentação pública, levada a cabo pela organização Nacional de apoio eTwinning, com a divulgação de um padlet com os cartazes das Academias e um outro com os vídeos resumo/avaliação das atividades deste ano das AJE.


Em julho de 2023 está previsto um campo AJE.