Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Ano letivo 2021/22

(atualizado em 04/09/21)

Informações sobre o início do novo ano (21/22)

Informações gerais

Vamos iniciar um ano letivo que já não se pode dizer atípico porque terá muitas semelhanças com ano passado. Portanto, em condições que ainda estão longe de ser as que gostaríamos.

Na verdade, continuamos todos bastante focados nas questões de ordem sanitária, como é normal e compreensível. Teremos que nos preparar para um período de tempo, de duração imprevisível, em que a escola irá funcionar num contexto ainda muito marcado pela pandemia, mas que nos deverá permitir voltar a colocar o foco no essencial: os processos de aprendizagem e, em grande medida, de recuperação dos danos e atrasos que já decorrem dos dois últimos anos letivos. Aliás, como acontece com as nossas vidas pessoais e profissionais. as quais prosseguem com as adequações que a saúde pública nos recomenda, mas vão avançando progressivamente para algum equilíbrio.

Assim, ainda que as medidas de segurança sanitária sejam ainda para manter, o próprio lançamento do ano letivo já não carecerá de algumas das alterações efetuados no passado ano, em que o regresso às aulas foi muito mais progressivo. Os alunos, na sua grande maioria, já integraram as normas de funcionamento em segurança, não sendo necessário um período de adaptação e reintegração (há 1 ano a maioria dos alunos regressava de um período de confinamento com aulas a distância seguido de férias).

Iremos trazer os alunos às escolas no dia 17 para marcar o regresso formal às aulas. Terão oportunidade de estar com o Titular/Diretor de Turma e com os colegas. De receber as habituais orientações de início de ano e de recordar as dinâmicas de funcionamento que foram previstas para o respetivo estabelecimento.

Também os Encarregados de Educação irão receber informação mais concreta. Faremos reuniões presenciais com os Titulares/Diretores de Turma dos alunos mais novos (Pré-escolar e 1.º ano) e, com os restantes, em videoconferência. Neste aspeto, contamos com a compreensão dos EE no sentido de aceitarem que continua a não ser recomendável fazer reuniões presenciais com todos.

Acresce que disponibilizaremos na nossa página toda a informação relevante.

Quando começam as aulas

Como referido, o ano letivo arranca formalmente no dia 17 de setembro. Porém, o funcionamento em pleno, acontecerá a partir de segunda-feira, dia 20. Neste dia estarão assegurados os transportes e as refeições.

Importante: as AEC deverão ter início de outubro, em data a anunciar.

Quando poderão os pais falar com os professores

Foi elaborado um calendário de reuniões que permitirá aos pais das crianças mais pequenas falarem com os Titulares/Diretores de Turma antes de as aulas terem início.

Nas reuniões presenciais, por razões que se prendem com a lotação máxima dos espaços, só poderá estar presente o Encarregado de Educação.

Depois destas reuniões iniciais e depois de iniciado o ano letivo continua a ser importante que se estabeleçam contactos prioritariamente por via telefónica ou por email. Serão possíveis reuniões presenciais a título individual quando se justificar.

As reuniões decorrem entre 13 e 17 de setembro no caso do Pré-escolar, 1.º Ciclo e 5.º ano. A respetiva agenda já se encontra disponível na informação por Ciclos. As reuniões dos restantes anos decorrerão a partir de 20 de setembro, sempre online, e com agenda a divulgar brevemente.

Horários

Os horários do 2.º, 3.º Ciclo e Secundário estarão disponíveis, numa versão provisória, já nos próximos dias. Embora provisórios, uma vez divulgados, não são de admitir alterações significativas à mancha horária de cada turma.

Os horários do Pré-escolar e 1.º Ciclo poderão ser consultados na informação por Ciclos.

Agenda de receção aos alunos

A receção destina-se exclusivamente aos alunos. As horas indicadas correspondem à hora a que devem chegar (ou ser deixados na escola) e à hora a que terminará a receção (ou devem ser recolhidos na escola). É importante que se respeitem estes horários para evitar ajuntamento de Encarregados de Educação.

Medidas de contingência

Os Encarregados de Educação serão informados das medidas adotadas em cada estabelecimento através dos documentos a disponibilizar on-line e nas reuniões com os respetivos Titulares/Diretores de Turma, embora, como já referido, não existam alterações significativas em relação ao passado ano.

Iremos atualizar e manter em funcionamento o micro-site criado para divulgação de informação relativa a todos os aspetos relacionados com a pandemia. Para além dos documentos elaborados internamente, das orientações do ME e da DGS, de informações úteis e da resposta a questões frequentes, continuaremos a fazer, através do referido site, o reporte de qualquer ocorrência no AEFP relacionada com a Covid-19.

Contactos

É absolutamente fundamental que os Encarregados de Educação mantenham os seus contactos (telemóvel e email) atualizados junto do Agrupamento.

Informações por Ciclos