Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Provas/Exames

2022

Decreto-Lei n.º 27-B/2022 - Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior.

Calendário de provas/exames e normativos

Calendário de Exames -Despacho n.º 6726-A/2021

Regulamento de exames - Despacho Normativo n.º 7-A/2022

Informações-prova, enunciados e critérios

Informações-prova 2022

Instrumentos de avaliação externa - tipologia de itens

Em caso de dúvida dirija-se aos Serviços Administrativos. Também pode solicitar apoio através do e-mail inscricao.exame@aefp.pt ou por contacto telefónico para 262609130.

Provas - Ensino Básico

Provas de Aferição - 2.º ano

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e não requerem inscrição.

Provas de Equivalência à Frequência - 4.º ano

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames

Para alunos, entre outras situações, que estejam inscritos no ensino doméstico e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (Regulamento de exames - Despacho Normativo n.º 7-A/2022).

Provas de Aferição - 5.º e 8.ºs anos

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames e não requerem inscrição.

Breve Informação aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação

Provas - 9.ºano

Novo Calendário de Provas Nacionais e de Equivalência à Frequência

Nacionais

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames

As provas finais do ensino básico, do 9.º ano de escolaridade, não são consideradas para avaliação, aprovação e conclusão do ensino básico, sendo considerados para efeitos de avaliação do sistema educativo face ao impacto provocado pela situação da pandemia da doença COVID -19 nas aprendizagens e não requerem inscrição na plataforma PIEPE.

Excetuam-se, entre outras situações, os alunos não aprovados no final do 3.º Período ou excluídos por faltas e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (Regulamento de exames - Despacho Normativo n.º 7-A/2022).

Provas de Equivalência à Frequência

Realizam-se nos prazos definidos no calendário de provas/exames

Para alunos, entre outras situações, não aprovados no final do 3.º Período ou excluídos por faltas e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos (Regulamento de exames - Despacho Normativo n.º 7-A/2022).

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Exames / Provas - Ensino Secundário

Em 2022, para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário dos alunos internos, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna (CIF).

Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso, sendo ainda permitida a sua realização para efeitos de melhoria da classificação obtida em prova de ingresso já realizada e/ou da classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH), entre outras situações, que não aprovem no final do 3.º Período (CIF inferior a 10 valores) ou que anularam a matrícula podem-se inscrever (aconselhável), dentro dos prazos legais (Regulamento de exames - Despacho Normativo n.º 7-A/2022), para a realização de exames e ou de provas de equivalência à frequência às disciplinas que necessitem de aprovação.


--------------------------------------------------

Utilização de calculadoras no Ensino Secundário - Orientações e Anexo


--------------------------------------------------

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Novo Calendário de Exames e de Provas de Equivalência à Frequência

Inscrição em provas/exames 2022

Prazo de inscrições 1.ª fase de 25 de março a 4 de abril de 2022

A inscrição para realização de provas/exames, seja de ensino básico (quando aplicável), seja de ensino secundário é efetuada através de plataforma da responsabilidade do Júri Nacional de Exames - PIEPE

Os alunos que pretendem concorrer para acesso ao ensino superior público no presente ano (2022) devem, no ato de inscrição para exames, inserir na plataforma (PIEPE) o recibo do pedido de atribuição de senha para a candidatura on line 2022.

Os alunos devem verificar se os cursos de ensino superior público e privado a que pretendem concorrer requerem pré-requisitos. Estes são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância no acesso a determinados cursos.

Acesso ao Ensino Superior - DGES

Regime de acesso ao ensino superior (DL 90/2008)

Deliberação n.º 860/2021 -Estabelece condições relativas à candidatura dos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados aos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado

--------------------------------------------------

Deliberação n.º 380/2021 - estabelece a relação entre as provas de ingresso exigidas e os exames a realizar nas candidatura ao ensino superior em 2022-2023

Deliberação n.º 379/2022 -Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2022-2023.

--------------------------------------------------

Acesso ao ensino superior (Página Facebook da Direção Geral do Ensino Superior - DGES)

Resultados das colocações 2021