Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Provas/Exames

2021

Novo Pedido de consulta e reapreciação de provas

Pedido de consulta

O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato pdf editável, deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico inscricao.exame@aefp.pt, pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao diretor da escola.

O requerimento é enviado/apresentado, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, servindo este de recibo a devolver ao requerente.

Pedido de reapreciação

Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis em https://www.dge.mec.pt/modelos, sendo descarregados, preenchidos e enviados para o correio eletrónico inscricao.exame@aefp.pt, para posteriormente serem impressos e assinados para apresentação na escola.

O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes ao do levantamento da cópia da prova, através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE, sendo a sua validação formalizada presencialmente nos serviços administrativos mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento.

O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.

Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

Nota: A classificação que resultar do processo de reapreciação é aquela que passa a ser considerada para todos os efeitos, ainda que inferior à inicial, A classificação final da reapreciação pode ser inferior à classificação atribuída aquando da classificação da prova, não podendo, no entanto, implicar em caso algum, a reprovação do aluno quando este já tiver sido aprovado com base na classificação inicial, caso em que a classificação final da reapreciação será a mínima necessária para garantir a aprovação.

Em caso de dúvida contacte os Serviços Administrativos através do e-mail inscricao.exame@aefp.pt ou por contacto telefónico para 262609130.

Inscrição em provas/exames 2021

A inscrição para realização de provas/exames, seja de ensino básico, seja de ensino secundário é efetuada através de plataforma da responsabilidade do Júri Nacional de Exames - PIEPE

Os alunos que pretendem concorrer para acesso ao ensino superior público no presente ano (2021) devem, no ato de inscrição para exames, inserir na plataforma (PIEPE) o recibo do pedido de atribuição de senha para a candidatura on line 2021.

Os alunos devem verificar se os cursos de ensino superior público e privado a que pretendem concorrer requerem pré-requisitos. Estes são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância no acesso a determinados cursos.

Provas - Ensino Básico

Provas de Aferição - 2.º, 5.º anos

Não se realizarão em 2020-2021

Provas de Aferição 8.º ano - Estudo Amostral

Informação aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação

Provas Finais Nacionais - 9.º ano

Não se realizarão em 2020-2021

Provas de Equivalência à Frequência - 9.º ano

Para alunos, entre outras situações, não aprovados no final do 3.º Período ou excluídos por faltas e que procedam à inscrição, através da plataforma PIEPE, para a realização das provas nos prazos legalmente definidos.

Calendário das Provas de Equivalência à Frequência - 1.ª FASE

Calendário das Provas de Equivalência à Frequência - 2ª FASE

Informação-Prova de Equivalência à Frequência


Exames / Provas - Ensino Secundário

A Lei 31-A/2021 veio abrir a possibilidade de os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) melhorarem a classificação das disciplinas para efeitos de acesso ao ensino superior. Assim, de acordo com a Comunicação nº1/JNE/2021, enviada às escolas e o DN 14-A/2021, os alunos podem inscrever-se, dentro dos prazos definidos, para melhoria de classificação:

    • na 1ª e 2ª fases a disciplinas terminais de 11º e 12º anos em que obtiveram aprovação em anos anteriores;

    • na 2ª fase em disciplinas terminais de 11º e 12º anos que obtiverem aprovação no presente ano letivo.

Em 2021, para conclusão do ensino secundário dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH), a classificação final de cada disciplina será a da avaliação interna final (CIF), pois os exames são considerados somente para acesso ao ensino superior,

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH), entre outras situações, que não aprovem no final do 3.º Período (CIF inferior a 10 valores) ou que anularam a matrícula podem-se inscrever (aconselhável), dentro dos prazos legais, para a realização de exames e ou de provas de equivalência à frequência às disciplinas que necessitem de aprovação.

--------------------------------------------------

Calendário de Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência 2ºF (setembro)

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Breve Informação aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação


--------------------------------------------------

Utilização de calculadoras no Ensino Secundário - Orientações e Anexo