Agrupamento de Escolas Fernão do Pó

Bombarral

Programa Escola Digital

Processo de devolução 2022

Consulte AQUI outras informações sobre o Programa

Devolução de equipamento

Os equipamentos devolvidos têm que se encontrar em boas condições de reutilização. Os equipamentos que apresentem sinais de utilização descuidada serão aceites apenas após correção das desconformidades.

Qualquer avaria, abrangida pela garantia ou não, deve ser reportada à escola para análise da situação.

Os alunos que devolverem equipamentos em final de ciclo voltam a ter direito a equipamento, mas da tipologia correspondente ao novo ciclo que forem iniciar.

Verificar antes de devolver

Antes de devolver o equipamento volte a ler os condições do auto de entrega.

Verifique se o kit se encontra completo, a saber:

  • Computador (de preferência com a respetiva embalagem se tiver sido fornecido com a mesma)

  • Hotspot (apenas alunos do 4.º e 12.º anos e, de preferência, com a respetiva embalagem)

  • Cartão SIM (de preferência com a respetiva embalagem)

  • Mochila

  • Auscultadores

Proceda à limpeza de ficheiros e remoção de contas pessoais. Se preferir, poderá mesmo proceder a uma reposição do equipamento de acordo com estas orientações.

Não remover quaisquer etiquetas ou autocolantes originalmente existentes nos equipamentos.

Calendário da devolução

A calendarização da devolução de equipamentos foi sincronizada com a devolução de manuais para evitar várias deslocações à escola. Os alunos do 4.º ano não devolvem manuais, mas também procedem à devolução de equipamentos na escola Básica e Secundária.

30/6 - 9.ºA e 9.ºB

01/7 - 9.ºC e 9.D

04/7 - 9.ºE e 9.ºF

07/7 - 4.º ano

08/7 - 4.º ano

11/7 - 12.º ano (C. Profissionais)

12/7 - 12.º ano (CCH)

20/7 - alunos do 9.º e 12.º ano com exames por realizar à data prevista para o seu ano.

Questões frequentes

Aspetos gerais

Que equipamento constitui o kit?

É constituído por PC + Hotspot móvel + Cartão SIM + Mochila + Auscultadores.

É importante guardar as embalagens?

Sim. O equipamento deve ser devolvido com a respetiva embalagem. Incluindo a do hotspot e do cartão SIM.

Podem remover-se etiquetas dos equipamentos?

Não. Todas as etiquetas aplicadas nos equipamentos são obrigatórias e não podem ser removidas.

É obrigatória a utilização do hotspot móvel?

Não. Mas é aconselhável que proceda a uma primeira utilização depois de receber o equipamento para ativação do cartão SIM.

Posso dirigir-me a qualquer estabelecimento para reparar o equipamento?

Não. Qualquer problema de hardware deve ser resolvido em articulação com a escola.

Perdi ou passei a beneficiar da ASE. Devo trocar o equipamento?

Não. Quem tem equipamento não necessita de fazer qualquer devolução motivada por alterações face ao ASE.

O meu educando vai para outra escola. Pode continuar a usar o equipamento?

Não. Os equipamentos à responsabilidade de cada escola destinam-se apenas aos seus alunos. Portanto, deve fazer a devolução do equipamento antes de mudar de escola. Chegado à nova escola, deve informar o novo Diretor de Turma de que pretende beneficiar do programa. Será atribuído outro equipamento.

Com quem devo esclarecer dúvidas e/ou pedir ajuda?

Todos os professores estarão em condições de ajudar nos aspetos elementares de utilização. As questões mais técnicas devem ser remetidas para escoladigital@aefp.pt. Sempre que possível, devem anexar-se fotos que facilitem a compreensão e identificação do problema.

Equipamento Tipo I - 1.º ao 4.º ano)

Porque não consigo ligação à rede móvel?

Se está a tentar utilizar o seu hotspot pela primeira vez, siga as instruções do manual do seu hotspot (verifique o modelo e localize na lista de manuais). Se já funcionou e deixou de funcionar, admita a possibilidade de uma falha temporária de rede ou esgotamento do plafond de dados disponível para o mês em curso.

Quando devo devolver o equipamento?

Deverá ser devolvido no final do 4.º ano em data a indicar pelo Agrupamento.

No início do ano letivo seguinte será contactado para receber equipamento da Tipologia II.

Equipamento Tipo II - 5.º ao 9.º ano)

O Hotspot móvel não vem com o Kit?

Sim. Neste caso o hotspot está integrado no próprio PC. Haverá apenas que inserir o cartão SIM na ranhura apropriada e na posição correta. Verifique o manual de instruções e as indicações que se encontram no próprio PC.

Já inseri o SIM de acordo com as instruções. Porque não consigo ligação à rede móvel?

Se lhe foi atribuído um SIM da vodafone vai ter que fazer uma pequena configuração do APN de acordo com o manual de instruções. Não sendo o caso e já conseguiu estabelecer ligação à rede móvel anteriormente, admita a possibilidade de ter esgotado o plafond mensal.

Quando devo devolver o equipamento?

Deverá ser devolvido no final do 9.º ano em data a indicar pelo Agrupamento.

No início do ano letivo seguinte será contactado para receber equipamento da Tipologia III.

Equipamento Tipo III - 9.º ao 12.º ano)

Porque não consigo ligação à rede móvel?

Se está a tentar utilizar o seu hotspot pela primeira vez, siga as instruções do manual do seu hotspot (verifique o modelo e localize na lista de manuais). Se já funcionou e deixou de funcionar, admita a possibilidade de uma falha temporária de rede ou esgotamento do plafond de dados disponível para o mês em curso.

Quando devo devolver o equipamento?

Deverá ser devolvido no final do 12.º ano em data a indicar pelo Agrupamento.